CSO 001 – Introdução à Sociologia (Direito) – Provas Substitutivas

PROVAS SUBSTITUTIVAS – SOMENTE AOS QUE NECESSITAM REALIZAR PROVAS SUBSTITUTIVAS.

Conforme explicitado em sala de aula e definido no RAG, poderão realizar as provas substitutivas relativas às unidades perdidas (1 ou 2) aqueles que tiverem comprovante médico ou comprovante de óbito de parentes próximos (pais, mães, irmãos), ou de nascimento de filhos, comprovantes estes que deverão ser escaneados e enviados a meu e-mail até, no máximo, o dia 20/07. Os demais, que perderam uma avaliação e não têm comprovante, realizarão o trabalho geral, que abarcará as duas unidades do curso e servirá para substituir apenas a nota relativa à prova perdida, sem comprovação, da unidade correspondente. Quem entregar o trabalho que não corresponda à sua respectiva situação terá a nota desconsiderada.

O trabalho deverá ser entregue unicamente via e-mail para o endereço vivaraiz@gmail.com até às 23:59 do dia 25/07, hora de Brasília, com o título do e-mail constando PROVA CSO001. Deverá conter, no máximo, 12 páginas, seguindo as normas da ABNT, o uso de processador Word ou similar, letra Times New Roman, número 12, espaçamento de 1,5. Texto com alinhamento justificado. Não deverá haver impressão no verso de folha. A marcação de parágrafos é importante.

I – TRABALHO GERAL (TODAS AS QUESTÕES DEVERÃO SER RESPONDIDAS)

1 – Para Anthony Giddens, a sociologia é uma ciência eminentemente voltada à compreensão da modernidade. Com base no texto “Ciência como vocação”, de Max Weber, é possível concordar com a asserção de Giddens? Justifique sua resposta. (40%)

2 – Em “Sobre a questão judaica”, Karl Marx considera a crítica à religião efetuada por Bruno Bauer radical? Justifique sua resposta. (30%)

3 – Para Howard Becker, em “Outsiders”, “(…) Desvio não é uma qualidade que reside no próprio comportamento, mas na interação entre a pessoa que comete um ato e aquelas que reagem a ele” (P. 27). Dentro do enquadramento sociológico proposto pelo autor, como se elucidaria esta passagem? (30%)

 

II – TRABALHO SOBRE A UNIDADE 1 (TODAS AS QUESTÕES DEVERÃO SER RESPONDIDAS)

1 – Quais os procedimentos delineados por Émile Durkheim em “As regras do método sociológico” para se afastar o senso comum, e como eles se vinculam com o tratamento do fato social como “coisa”? (50%)

2 – Em “O Manifesto do Partido Comunista”, de que maneira a análise proposta por Karl Marx e Friedrich Engels relaciona a luta de classes com a ascensão de uma ideologia que recubra o interesse dos dominantes? (50%)

 

III – TRABALHO SOBRE A UNIDADE 2 (TODAS AS QUESTÕES DEVERÃO SER RESPONDIDAS)

1 – Pierre Bourdieu, em seu artigo “A Força do direito”, tem por finalidade frisar a capacidade infinita de liberdade de ação outorgada aos indivíduos partícipes do sistema estruturado e estruturante do campo jurídico? Justifique sua resposta. (50%)

2 – Sabe-se que a sociologia proposta por Becker está embasada em diferenciais de poder. Como estes se apresentam no texto “Outsiders”? (50%)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s