Questões do Trabalho – CSO 133

 

Respondam às três questões abaixo em um espaço máximo de quatro páginas por resposta, letra times new roman, tamanho 12, espaçamento de 1,5. A entrega do trabalho, que é individual, deverá ser efetuada no dia 28/06/2016, até às 19:00 para a tutora Maristela, na sala D-2 do ICH. Não serão aceitos trabalhos fora desse horário, nem desse dia. Somente serão aceitos trabalhos impressos. Trabalhos com plágio terão suas notas desconsideradas e serão encaminhados à coordenação do curso para providências legais. O valor do trabalho é de 40% da média final.

  1. O conceito crítico de “Indústria Cultural”, formulado por Horkheimer e Adorno, congrega uma contradição intrínseca própria ao capitalismo monopolista: ele analisa a instauração de uma máquina de padronização em série de algo que, em tese, deveria ser expressão única e essencial do espírito humano. Quais as consequências centrais dessa formulação para a cultura em geral em conforme com o texto visto em sala de aula “A indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das massas”? (40%)
  2. “Não só no interior da filosofia social no sentido estrito, mas também no âmbito da sociologia […] as discussões sobre a sociedade se cristalizaram […] em torno de uma questão […] : o problema da conexão que subsiste entre a vida econômica da sociedade, o desenvolvimento psíquico dos indivíduos e as transformações que têm lugar nas esferas culturais em sentido estrito […]”. (HORKHEIMER, M. “A presente situação da filosofia social e as tarefas de um instituto de pesquisas sociais”, 1999, p. 130).De acordo com o texto em questão, qual a proposta de Max Horkheimer para dar conta do problema anunciado no excerto? (30%)
  3. “Desde sempre o iluminismo, no sentido mais abrangente de um pensar que faz progressos, perseguiu o objetivo de livrar os homens do medo e de fazer deles senhores. Mas, completamente iluminada, a terra resplandece sob o signo do infortúnio triunfal”. (HORKHEIMER, M., ADORNO, T. “O Conceito de Iluminismo”, 1983, p. 89).No excerto acima, os autores dissertam sobre como o iluminismo, concebido originalmente enquanto um processo emancipatório da Razão abrangente e humanística, transforma-se em uma razão alienada, posta a serviço de uma crescente engrenagem de instrumentalização da dominação e da repressão do homem. Aponte, de acordo com os argumentos de Adorno e Horkheimer, elementos que evidenciem tal intencionalidade. (30%)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s